devaneios, palavras, pensamentos, sentimentos, momentos...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

The Blind Side (O Lado Cego) ...

Hoje tivemos a ultima consulta para o diagnostico, "veredicto final" sobre o problema do olho esquerdo do Lucca. E o diagnostico do Oftalmologista foi: Ambliopia.

O que é ambliopia = É uma diminuição da visão em um olho ou mesmo nos dois. Não pode-se diagnostica-la apenas com um exame oftalmologico, mas ela aparece conforme a visão vai se desenvolvendo.

Como ela acontece =Acontece nos 6 primeiros anos de via e pode ser reversível se tratada a tempo. Suas causas mais freqüentes são o 'Estrabismo vulgarmente conhecido como vesgo, e o erro de refração, popular-mente conhecidos como; altos graus ou diferenças grandes de grau de um olho para o outro (caso do Lucca - no olho esquerdo ele tem 3 graus de miopia + 3 graus de astigmatismo, e no olho direito visão perfeita) Nos dois primeiros anos de vida, a criança tem maior facilidade de cura nesses casos, pois ela perde rápido a visão com o surgimento de um problema, mas também tem sua restituição com o tratamento efetuado. As chances de voltar a visão perdida se o tratamento for efetuado nesse período, são maiores.


Como prevenir = As vezes o estrabismo, e as diferenças de grau de um olho para o outro passam desapercebidas aos pais e aos medicos, mas não para os especialistas, a prevenção da ambliopia definitiva, esta em se fazer o exame oftalmológico nas crianças a partir dos dois anos de idade - Se você tem filhos nessa idade, por favor, leve - os ao oftalmologista, pra que, caso surja algum problema, seja mais fácil de tratar e restaurar a visão deles! =)


Tratamento = O mais recomendado e eficaz é a oclusão de um dos olhos, no caso o olho bom, para forçar o outro olho a desenvolver. ( no caso forçar o cérebro a enxergar). Se não for tratado até os  8 anos de idade, a ambliopia se torna permanente e irreversível. O tempo de uso do tampão, depende da intensidade, e da idade da criança. Estudos recentes mostram que se levado a sério, esse tratamento pode restaurar parcial e até quase total a visão do olho danificado. 


fontes tiradas do site ABC da Saúde  e também das informações dadas a mim, pelo Oftalmologista do Lucca, Dr. Deoclecio. 


Trocando em miúdos, o cerebro do Lucca não aprendeu a enxergar pelo olho danificado pelo auto grau (3 graus de miopia e 3 graus de astigmatismo).

Hoje durante o exame foi de cortar meu coração.. me esforcei pra não chorar, ainda bem que estava escuro, e ele não pode ver meus olhos se encherem de lágrimas.
Ele se sentou na cadeirona, com aquele "óculos gigante", aonde o oftalmo vê o grau que precisa pra ele enxergar. No olho direito tudo correu perfeitamente bem, ele identificou as figuras normalmente. No olho esquerdo, ele viu a primeira, que era enorme, na segunda que era grande. ele tirava o olhinho bom (direito) do lado que estava fechado, pra conseguir enxergar e identificar. Explicamos que ele não podia fazer isso, e falamos que não tinha problema algum em ele dizer que não conseguia ver,... e fomos testando.. ele disse - Titio, eu não consigo enxergar com esse olhinho aqui - Meus olhos se encheram de lágrimas, quem dera fossem meus olhos tirados de mim, e colocados no meu amor... 

Conversando hoje com um amigo, comentei.. Não sei que lição Deus pretende me ensinar com essa situação, mas estou aqui disposta a aprender, e ser lapidada por Ele. Se for preciso passar por essa luta, para ficar mais próxima do propósito que Deus tem pra mim, aqui estou eu, e aqui esta o Lucca, entregue nas mãos do Senhor.


Meus últimos dois meses (pra quem tem acompanhado) não foram nem um pouco fáceis. Mas essa tribulação foi necessário, para que eu me tornasse quem sou hoje, e eu sei que a pessoa que sou hoje ainda esta muito longe de ser quem Deus sonhou que eu fosse. 
Confio em Deus, e sei que Ele sempre tem o melhor para nós. Sei também, e já comprovei, que Deus nunca nos dá uma prova maior do que a que podemos suportar ao lado dEle.
Eis me aqui Senhor, me molda, e me faz de acordo com o teu querer. Cumpre em mim o Teu propósito. Entrego - me a ti por completo!


Deus esta ao nosso lado, mesmo quando as lágrimas sufocam nossa visão, mesmo quando o escuro é tão denso que não podemos enxerga-lo em meio as trevas. Ao clamarmos por Ele, podemos sentir Sua presença ao nosso lado. Deus inclina Seus ouvidos para ouvir nossas orações.. chora conosco nossas dores, e sorri ao mesmo tempo em que nos alegramos com Ele. 
Não entregue sua vida pra Deus, quando esta for a sua ultima alternativa, mas faça desta alternativa a primeira escolha do seu dia. =)


Beijos a todos!!


E peço de coração que vocês orem pelo tratamento do Lucca, para que seja eficaz, que com a graça de Deus, a visão do olho esquerdo dele possa ser restaurada. E peço que orem por mim, pra que Deus esteja em mim, pra que eu saiba lidar com essa situação da melhor maneira possível, pra poder ajudar meu filho a enxergar. 


Ps: Ao taparmos o olho bom dele, o Lucca passa a não enxergar praticamente nada.. então vai cair muito, vai se bater nas coisas, vai ficar irritado e bravo... e eu preciso ser seu apoio e amparo neste momento!


Agradeço a todos de coração! E peço a Deus que retribua as orações de vocês com bençãos sem medida em suas vidas e na vida dos seus amados.


Beijos no coração! 

7 comentários:

Unknown disse...

Deus já esta com você minha amiga!!!! que haja luz no momento de angústia,que anjos cantem para aliviar sua dor e seus amigos estaram em oração quando lhe faltar força...bjos
Rosangela

Lidiane disse...

Nosso Deus é um Deus de Milagres e Cura. Estou já em oração por vc e seu filho, tudo dará certo!
Deus lhes abençoe.
Um abraço
Lidiane

Pam_welck disse...

Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento.
Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você.
Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.
Vou orar muito e,com certeza, Deus irá atender !!

Anônimo disse...

Flor, a vida não tem sido fácil né?! mas tenho certeza de que Deus tem um plano maravilhoso pra você e para o Lucca. Com certeza Ele estará operando maravilhas na vida de vcs. Sempre estarei orando e torcendo por vcs anjo.
Muia calma e fé neste momento.
bjinhus
Lena

Sirlene Borges disse...

Carine sei o que esta passando pois tbm enfrento algo parecido em minha vida!Pois ver a pessoa que amamos tanto passar por estes sofrimentos não é facil mas Deus estará sempre ao seu lado... Olha saiba que sua vitória estara por vir e aqueles que desejaram sua derrota estes sim se arrependeram! Bjs força pq Deus não dá um fardo ao qual não podemos carregar...Bom sábado

L disse...

Oi Carine, acabei de comentar no facebook, mas o seu post me cortou o coração, pois o meu filho Linton, provavelmente com o mesmo problema já tem SEIS anos e eu espero de todo o meu coração que ele recupere a visão no olhinho esquerdo. Ai, que desespero!! Mas foi bom ter lido o seu post agora. Estamos indo no oftalmo hoje de tarde e vou crivá-lo de perguntas. Vou passar pro Klebert o link do seu post. Deus há de ajudar, o Lucca e o Linton.

Anônimo disse...

ola minha querida, tambem sou mãe e não sei de onde tiraria forças pra lidar com esse tipo de problemas, pois não podemos tirar o sofrimento de nossos filhos para nós mesmas, mas deus irá dar forças o suficiente pra vc lidar com isso! fique com deus.

SEJAM BEM-VINDOS,ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

POSTAGENS MAIS RECENTES