devaneios, palavras, pensamentos, sentimentos, momentos...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Decida. Escolha. Assuma.




Eu estou aqui, em plena madrugada (03:23 am), com insônia (básico de sempre...) e acabei me perdendo em meus pensamentos.. ainda mais depois de assistir à um péssimo filme, "O Ultimo Guarda Costas" .... não gostei do filme, não achei tão péssimo assim... mas ele me fez pensar... 
As vezes temos que tomar uma decisão... mas adiamos porque queremos "resolver" certas coisas antes. Então corremos pra resolver as tais "coisas" ... uma coisa, liga a outra coisa, e vamos resolvendo um emaranhado de coisas e aquela decisão, fica cada vez mais longe, cada vez menos possível diante das circunstancias. Arranjamos outras coisas, outras prioridades, até porque, as vezes, abrir mão de certas coisas por outras, não é uma tarefa fácil. Você quer tomar a decisão, mas adia, por medo, por insegurança, porque você sabe que se tomar a decisão, se resolver mudar o rumo de tudo, isso acabara gerando mudanças em sua vida. Então, inconsciente ou talvez conscientemente, você acaba procurando outras coisas pra resolver, enquanto espera o tempo passar, e talvez chegue um momento em que a "tal decisão" acabe "se tomando" sozinha. 
Nada acontece por acaso. Se você não tomar a decisão agora, ou amanha, ou depois de amanha, ou mês que vem, você só vai adiar a sua felicidade, ou a sua realização, ou o que quer se seja, que possa acontecer na sua vida.
E sim, toda e qualquer escolha, gera algum tipo de perda. Você escolhe uma coisa, perde outra, não dá pra carregar o mundo nas mãos. Se você escolhe ir pela direita, talvez perca algo que poderia ter encontrado se tivesse ido pela esquerda. A vida é assim, a gente perde, a gente ganha. Mas pior do que perder ou ganhar, é ficar parado no tempo, esperando que algo caia do céu, pior é perder tempo, quando você perde tempo, perder vida. 
A gente só vive uma vez, e nossas escolhas determinam nossos caminhos. 
Cada momento que vivemos é único, ele não volta. Cada segundo é precioso. O que você tem feito com os segundos da sua vida? O que tem escolhido? Tem adiado decisões, ou tem tomado as rédeas da situação, feito escolhas, certas, erradas, não importa, apenas escolha, decida.
Sim, estou num momento introspectivo, pensando na vida, e no que temos deixado de viver por medo, por insegurança, por preguiça, por egoísmo, por infantilidade, por arrogância, por tantas péssimas escolhas, ou por acharmos que estávamos moralmente fazendo a coisa certa, porque "aparentemente" era o certo a se fazer, ou porque o "respeitável" aos olhos alheios seria fazer "isso" ou "aquilo".
Entenda, tudo, mas tudo mesmo que aconteceu na sua vida até hoje foi culpa sua. E não venha me dizer que não é, porque TODA ESCOLHA gera uma consequência, e se você escolheu ler estas linhas, o problema é seu, porque você escolheu. Entendeu? ....
Não existe isso de - a culpa foi do fulano - se o fulano te magoou, foi porque você escolheu se deixar magoar, você confiou demais, ou você esperou demais da pessoa, sim, até nisso a culpa é sua (minha, que seja .. rsrs). Auto responsabilidade hoje em dia é difícil de encontrar, porque é mais fácil achar alguém pra culpar... Assumir os riscos, assumir as consequências não é pra qualquer um.. Você tem que ser forte, e aguentar a consequência das suas escolhas.. e das consequências, os sorrisos ou as lágrimas...
-"Comi do fruto porque a mulher me deu" - "peguei do fruto porque a serpente me incentivou" - casei com ela porque ela engravidou" - aceitei o pedido de casamento porque ele pediu" - namorei com ele porque ele foi persuasivo" - "comprei porque o vendedor me convenceu" - engordei porque trabalhava numa padaria" - "bati o carro porque fui ler um sms" -  São tantas e tantas desculpas que nos damos para não assumirmos que - 'comi do fruto porque eu quis' - 'peguei da árvore a fruta porque eu quis' - 'casei com ela porque eu quis' - aceitei o maldito pedido de casamento porque eu quis' - 'namorei com ele porque eu quis' - comprei a droga do vestido porque eu quis' - engodei porque eu quis comer o mundo' - 'bati o carro porque estupidamente escolhi mexer no celular ao invés de prestar atenção no transito'.
Dei alguns exemplos... apenas.. mas a lista do "Não é culpa minha" é gigante.. eu tenho os meus pessoais... e tenho vários.

Ja faz um tempo, que tenho optado em fazer o esforço de escolher ser auto responsável, escolher mudar o rumo das coisas. E isso não significa que tenho feito apenas escolhas corretas. Até porque elas tem que ser corretas pra mim, não pra você. E nem tudo que parece certo pra mim, pode parecer certo pra você.  Que um exemplo? - Eu escolhi pintar o meu cabelo de loiro (sim é pintado). Tem gente que gostou muito, mas tem gente que preferia ele com um tom de marrom claro, e outros preferem ele preto. Pra mim o certo é ficar loira, pro Joaquim, talvez seja eu ser morena. Eu gosto de usar salto bem alto, mesmo que doa o pé, eu gosto. Você pode preferir usar sapatilha por ser confortável, pra mim o "certo" é usar salto, pra você o "certo é usar sapatilha. Viu? O meu certo nem sempre será o seu certo... e vive versa. Então porque é mesmo que a gente julga as decisões dos outros? Se não conseguimos nem fazer as nossas próprias escolhas dignamente, assumindo TOTAL responsabilidade por nossos atos, decisões e afins? .... rsrs 
Mas onde eu estava mesmo, no começo do texto? Ah, sobre aquele decisão que a gente adia tanto. Pois é.. a vida vai passar, você vai ficar velho, e não vai ter decidido fazer a "tal escolha", então um dia vai olhar pra traz e vai dizer, - Eu deveria ter escolhido "................." mas não fui corajoso o suficiente - ou  - não fui sincero comigo o suficiente, ou - não fui fiel a mim - ou provavelmente vai culpar uma situação, ou circunstancia da sua vida, pra não ter feito a escolha que mudaria tudo. 
Sim, este texto é pra mim. Sim, eu tenho adiado muitas coisas na minha vida. Sim, eu também tenho medo, também me sinto insegura com relação a mil coisas, também tenho medo de mudanças. 
Mas hoje, eu resolvi mudar. 

(e quer saber? a culpa pela mudança vai ser minha e eu aceito os riscos! 
E você? vai continuar na mesma, esperando a vida passar por você, até que você não possa fazer nada, e tenha perdido as grandes chances de fazer diferente? )

2 comentários:

estevaoribeiro disse...

Muito bom o texto, você está linda =)

carine luup disse...

Obrigada querido! ☺

SEJAM BEM-VINDOS,ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

POSTAGENS MAIS RECENTES